domingo, 12 de agosto de 2012

Como pode o barco a vela ser mais rápido que o vento que o impulsiona?


Existem duas forças atuando sobre o barco. Uma é a propulsão, causada pelo vento agindo sobre a vela. Outra é a resistência hidrodinâmica, a força da água sobre o casco, que dificulta o deslocamento da embarcação. Não é bem a velocidade do vento que faz o barco se mover, mas a força que ele exerce sobre a vela, chamada de propulsão. Quanto maior a vela, maior será essa força. Se a vela for muito pequena, o barco nem sairá do lugar. A melhor situação para o velejador se dá quando o vento incide lateralmente, de forma constante. Neste caso, a vela é colocada a cerca de 45 graus em relação ao vento. A força dele, em parte, vence a resistência hidrodinâmica sobre o casco e, em parte, propulsiona o barco para a frente. "Nesse caso, a propulsão será constante, uma vez que o ângulo de incidência do vento não se altera em relação ao movimento do barco", afirma o engenheiro naval Paulo Carvalheiro, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.
Com a propulsão constante, a aceleração do barco também será constante e ele irá ganhando cada vez mais velocidade, superando a do vento.

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